Aula Inaugural do PPGletras/UFC 2018.2: Literatura Comparada: um diálogo de culturas

Data de publicação: 9 de setembro de 2018. Categoria: Divulgação, Eventos, Notícias

O professor Eduardo de Faria Coutinho, docente da UFRJ, ministrará, no dia 14 de setembro de 2018, às 18h, na Sala de Defesa (Capitu), a aula inaugural do PPGLetras/UFC, semestre 2018.2. A aula será acerca da “Literatura Comparada: um diálogo de culturas”. O professor EDUARDO DE FARIA COUTINHO é Titular Emérito de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde exerceu também, de 1990 a 1994, a função de Diretor Adjunto de Pós-Graduação. É Mestre em Literatura Comparada pela Univ. da Carolina do Norte, Chapel Hill, e Doutor (PhD) em Literatura Comparada pela Universidade da Califórnia, Berkeley (1983). Além de sua atividade docente na UFRJ, tem sido Professor Visitante em diferentes universidades no Brasil e no exterior (La Habana, Cuba; Córdoba, Argentina; Bochum, Alemanha) e Distinguished Visiting Professor na University of Illinois-Urbana/Champaign, EUA. Foi Vice-Presidente da Oficina Literária Afrânio Coutinho (OLAC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL), e membro do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. É membro fundador e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), Ex-Vice-Presidente da Associação Internacional de Literatura Comparada (AILC/ICLA), membro do PEN Clube Internacional, Membro da Academia Carioca de Letras e Consultor Científico de diversas agências de fomento à Educação (CAPES, CNPq, FAPERJ, FUJB). É pesquisador 1 A do CNPq, e sua principal área de pesquisas é a Literatura Comparada, com ênfase sobre a Literatura Latino-Americana contemporânea. Tem publicado diversos livros, ensaios e artigos em jornais e periódicos especializados no Brasil e no exterior.